Apesar de os preços para locação por temporada no carnaval estarem no mesmo patamar do ano passado, quem ainda pretende alugar casa ou apartamento para passar o feriado precisa se apressar para garantir um bom imóvel por valor baixo. Com a demanda 15% mais alta do que em 2019, segundo informações do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), inquilinos que querem economizar devem sair na frente na busca para conseguir o melhor custo benefício.
— Quem age com antecedência tem uma gama maior de opções. Em cima da hora, os melhores imóveis já esgotaram — afirma o advogado Leandro Sender, especialista em Direito Imobiliário e sócio do escritório Sender Advogados Associados.
Sites especializados em locação por temporada ajudam bastante na pesquisa de preços, mas a consulta a administradoras de imóveis também é necessária, já que há unidades para alugar sob responsabilidade dessas empresas que não estão anunciadas na internet. Quanto mais completa for a busca, melhor para o inquilino a fim de gastar menos. É importante ainda verificar se o imóvel dispõe de recursos como abastecimento de água e luz elétrica. De acordo com Sender, isso deve ser posto na balança na hora de avaliar se o valor cobrado é justo. Na falta de instalações básicas, o barato pode sair caro, já que o locatário precisará desembolsar mais dinheiro para suprir as deficiências da casa ou do apartamento.
Outro fator a ser considerado é a localização do imóvel — maior influenciador do preço. Unidades que ficam em frente à praia são bem mais caras; por isso, se o interesse é cortar gastos, é melhor alugar uma a algumas quadras da orla. Segurança e infraestrutura de lazer no condomínio também costumam encarecer o valor pedido pelo proprietário. Caso o inquilino vá passar mais tempo fora do que dentro de casa, imóveis com piscina, por exemplo, podem ser descartados da pesquisa de preços, para não inflacionar a despesa.
Leia matéria na íntegra, clicando aqui!