Carnaval: veja como reduzir os gastos com aluguel de imóvel por temporada

Apesar de os preços para locação por temporada no carnaval estarem no mesmo patamar do ano passado, quem ainda pretende alugar casa ou apartamento para passar o feriado precisa se apressar para garantir um bom imóvel por valor baixo. Com a demanda 15% mais alta do que em 2019, segundo informações do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), inquilinos que querem economizar devem sair na frente na busca para conseguir o melhor custo benefício.

— Quem age com antecedência tem uma gama maior de opções. Em cima da hora, os melhores imóveis já esgotaram — afirma o advogado Leandro Sender, especialista em Direito Imobiliário e sócio do escritório Sender Advogados Associados.

Sites especializados em locação por temporada ajudam bastante na pesquisa de preços, mas a consulta a administradoras de imóveis também é necessária, já que há unidades para alugar sob responsabilidade dessas empresas que não estão anunciadas na internet. Quanto mais completa for a busca, melhor para o inquilino a fim de gastar menos. É importante ainda verificar se o imóvel dispõe de recursos como abastecimento de água e luz elétrica. De acordo com Sender, isso deve ser posto na balança na hora de avaliar se o valor cobrado é justo. Na falta de instalações básicas, o barato pode sair caro, já que o locatário precisará desembolsar mais dinheiro para suprir as deficiências da casa ou do apartamento.

Outro fator a ser considerado é a localização do imóvel — maior influenciador do preço. Unidades que ficam em frente à praia são bem mais caras; por isso, se o interesse é cortar gastos, é melhor alugar uma a algumas quadras da orla. Segurança e infraestrutura de lazer no condomínio também costumam encarecer o valor pedido pelo proprietário. Caso o inquilino vá passar mais tempo fora do que dentro de casa, imóveis com piscina, por exemplo, podem ser descartados da pesquisa de preços, para não inflacionar a despesa.

Leia matéria na íntegra, clicando aqui!

Deixe um comentário...