Homenagem ao desembargador Sylvio Capanema

Um nome eterno, uma unanimidade e o merecimento. Quero registrar algumas palavras ainda não ditas em honra do meu amigo, colega e mestre Sylvio Capanema. Tive a honra de conhecê-lo ainda advogando, travamos alguns bons duelos e posso afirmar sem medo de errar que ele foi o mais leal, elegante, simpático e cordial colega que tive o prazer de conhecer. Após Capanema assumir como desembargador, tive um processo particular que caiu sob a sua relatoria. Foi uma ação de cobrança de honorários contra uma ex-cliente em que eu tive êxito total em sua pretensão, mas houve a recusa imotivada para o pagamento. A perícia da lavra do falecido e festejado Dr. Celso Fontenelle demonstrou ter a cliente alcançado totalmente o seu objetivo graças ao meu labor, mas fixou os honorários abaixo da minha pretensão inicial.

Como recorrido, subi à tribuna e sustentei com muita paixão, pois o patrono da ex-cliente tinha lançado umas inverdades que me magoaram muito e não poderia deixar de desabafar.  Bem, fui vitorioso, mas quero destacar que o desembargador Sylvio Capanema fez algo que eu jamais esquecerei: primeiro qualificou e assim lançou em seu voto que o meu trabalho foi FORMIDÁVEL (em letra maiúscula mesmo) e depois me fez uma crítica.  Chamou-me outra vez na tribuna e disse: Dr. Sergio, estou muito decepcionado com o senhor por ter concordado com a perícia e não ter recorrido dela, pois nós teríamos aceitado o seu pedido inicial que era mais do que justo pelo brilhantismo do seu trabalho e pela total vitória da sua ex-cliente. Além destas palavras, Capanema ainda mandou oficiar à OAB contra o colega.

Quem mais faria isso? Quem daria ao advogado esse brilho na tribuna perante tantos outros colegas? Quem examinaria com tanta atenção um processo proposto por um advogado em causa própria? Fico muito orgulhoso dessas poucas palavras que me enchem o peito até hoje. Meu pai dizia que quando um homem nasce ele ganha um nome, quando cresce faz o nome e quando morre, deixa um nome.

Dr. Sylvio fez e deixou um nome fabuloso para a história do Direito nacional; passou a ser a maior unanimidade que eu já pude assistir nos meus 42 anos de advocacia. Tive a honra de recebê-lo algumas vezes no meu escritório e poder apresentá-lo a cada um dos colegas e estagiários que, simplesmente, se derretiam na presença de tão ilustre e notório mestre. E ele humildemente se esquivava dos inúmeros elogios e reconhecimentos.

Não haverá despedida, pois não há como militar na área imobiliária sem buscar os ensinamentos do velho mestre e sem trazer seu conhecimento à baila. Assim, ele sempre estará conosco, sejam suas lições magistrais, seja o sorriso brilhante, a elegância, fidalguia e a simpatia. Por isso eu só posso dizer um até breve, Dr. Sylvio Capanema.

Sergio Sender

Deixe um comentário...