Divórcio? Cuidado! Entenda um pouco mais…

O divórcio ou separação é dolorosa porque estabelece o rompimento da fantasia do nosso par amoroso idealizado, o sonho de uma família perfeita, além de abalar a autoestima e acentuar as inseguranças pessoais. A ideia de felicidade através do amor no casamento reflete diretamente na intensidade da dor na separação. 

Em grande parte, a crença de que o casamento é o único meio de realização amorosa e de que é possível uma combinação total entre duas pessoas (almas gêmeas), é um erro extremamente nocivo. Além disso, a existência do ressentimento e do ódio na separação são causados pela constatação de que, ao ir embora, o parceiro frustrou essa expectativa de complementação.

O problema é que, em quase todos os casamentos, as pessoas abrem mão da liberdade, da independência — incluindo aí amigos e interesses pessoais — e por isso se tornam frágeis em caso de ruptura. Nesses casos, sem uma orientação adequada, acabam prejudicando a si próprios e, se houver filhos menores, incluindo os mesmos em disputadas emocionais que vão além daquilo que poderia ser razoável e benéfico para o seu desenvolvimento.

O divórcio é o rompimento legal e do vínculo de casamento civil, e está especificado no art. 1.571 do Código Civil. Por sua vez, a separação é uma forma de dissolução da sociedade conjugal que extingue os deveres de coabitação e fidelidade próprios do casamento, bem como o regime de bens. Somente após o divórcio é permitido aos cônjuges contrair outro casamento.

Impactos na vida

Além do custo emocional e da perda patrimonial que pode haver em uma partilha de divórcio, existem outros custos que podem estar envolvidos, dependendo da forma como for feito, tais como:
– Custas judiciais ou emolumentos cartorários
– Impostos na partilha
– Registros para transferência de imóveis ou empresas
– Honorários advocatícios

Também existem tipos específicos de divórcio que são: Divórcio Consensual, Litigioso e Extrajudicial.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão precipitada, procure ajuda especializada.

Gostaria de maiores informações sobre divórcio?

Entre em contato conosco , clicando aqui!

Deixe um comentário...