Como a Assessoria Jurídica pode salvar o seu negócio?

Ainda vigora no Brasil a ideia de que os advogados / assessoria jurídica são necessários somente mediante a existência de um problema real.

A orientação correta nas tomadas de decisões do dia a dia da empresa faz toda diferença ao negócio, isto porque, proporciona ao empresário segurança e tranquilidade, bem como a sua expansão em época de crise econômica.

Alguns empresários consideram esse serviço como algo desnecessário ao seu negócio, até o momento em que se deparam com situações que causam ruínas ao seu patrimônio, que poderiam ser evitadas caso houvesse a consulta prévia a um profissional qualificado e responsável por atenuar o risco.

Basicamente, a assessoria jurídica tem a missão de impedir problemas a curto, médio e longo prazo. Sendo que a atuação deste profissional varia desde temas essenciais, bem como afazeres simples dentro de uma empresa, loja ou indústria.

Áreas da assessoria jurídica

assessoria jurídica

Existem várias áreas que a assessoria jurídica pode auxiliar o empresário, aqui listamos alguns casos mais corriqueiros…

Direito Societário/ Regularização da atividade

Problemas: Sociedade irregular; Estrutura societária inadequada; Ato constitutivo omisso e/ou irregular; Ausência de planejamento societário; Participação e responsabilidade pessoal dos sócios; Ausência de acordo de sócios; Imóvel inadequado; Descumprimento de obrigações sujeitas à fiscalização do Estado; Ausência de licenças; entre outros.

Direito Trabalhista

Problemas: Desconhecimento dos direitos e deveres dos funcionários; Desconhecimento dos riscos trabalhistas; Descumprimento de obrigações trabalhistas; entre outros.

Direito Tributário

Problemas: Regime inapropriado; Ausência de planejamento tributário; Desconhecimento/descumprimento de obrigações tributárias; Ausência de suporte jurídico à contabilidade da sociedade; entre outros.

Direito Civil/ Consumidor

Problemas: Desconhecimento/descumprimento da legislação consumerista em relação aos clientes; Desconhecimento/descumprimento da legislação específica aplicável ao negócio; Hipossuficiência jurídica na realização de contratos e parcerias; entre outros.

Propriedade Intelectual

Problemas: Ausência registros e proteção de marcas, patentes, direitos autorais, desenhos industriais, programas de computador, entre outros.

Desconhece os riscos que cada um desses problemas pode ocasionar? Gostaria de mais informações? Entre em contato conosco, clicando aqui!

Deixe um comentário...